terça-feira, março 04, 2008

Por uma questão

Se fosse possível a nós observar tudo que quiséssemos de um patamar elevado, talvez fosse mais simples entender tudo o que passa ao nosso redor.
Mais, não somos deuses, nem telepatas, nem advinhos e nem nada que eu possa vir a imaginar.
Muito mais ligado as possibilidades e casos talvez inexplicáveis, está o fato de nós não entendermos bem nossas próprias escolhas...
Mais como você não entende uma escolha que sua própria pessoa fez?
Coisa complicada...

Mais pensando um pouco melhor, e, puxando também, Teorias do Caos e afins, (ainda) não nos é possível prever todas as consequencias que serão decorrentes de qualquer tipo de fato que pode acontecer, desde um respirar fundo até uma noite de frio.

Então, será que vale realmente a pena gastar nossos impulsos elétricos em previsões sobre se aquilo que você escreveu no seu blog ou o ônibus cheio que você pegou pra ir à aula e te deixou suado vai afetar de verdade nossas vidas e a dos que estão a nossa volta?

Berkeley, um filósofo, tinha uma teoria que dizia que todos as coisas que existem no mundo, desde árvores até blocos de concreto, só existem enquanto existe uma mente para poder visualizá-las,
Trocando em miúdos, uma casa, uma coisa material teoricamente fora de você, só existe enquanto sua mente visualiza e percebe aquela entidade, a partir do momento que aquilo não mais lhe prende atenção, teoricamente deixa de existir.

Por mais que possa parecer uma coisa louca, não deixa de ter um fundo de verdade, até que ponto você pode provar que aquela pessoa que se apresenta na sua frente, fisicamente, realmente existe?

Todas as nossas percepções de mundo, nos são dadas através de impulsos exteriores, que podem, talvez, nos ser induzido de uma forma e ao bel prazer de "alguém" ou "alguma coisa".

Bom, depois de todos estes devaneios, chego a simples conclusão de que a única certeza que posso realmente ter, são aquelas coisas que existem dentro de mim, enquanto coisas não físicas.
E isso a gente consegue entender.
=)

Nenhum comentário: