domingo, dezembro 14, 2008

"Vim ao funeral do rei"


Estava lendo no ônibus Cem Anos de Solidão, do Gabriel García Márquez, e, mesmo sem ter terminado o livro por completo, esta passagem me chamou muito a atenção, tanto, que eu decidi publicar por aqui.
Quando terminar o livro, escrevo algo mais detalhado.
Espero que gostem, como eu gostei.

"Era Prudencio Aguilar quem o limpava, quem lhe dava de comer e quem lhe levava notícias esplêndidas de um desconhecido que se chamava Aureliano e que era coronel na guerra. Quando só, ele se consolava com o sonho dos quartos infinitos. Sonhava que se levantava da cama, abria a porta e passava para outro quarto igual, com a mesma cama de cabeceira de ferro batido, a mesma poltrona de vime e o mesmo quadrinho da Virgem dos Remédios na parede do fundo. Desse quarto passava para outro exatamente igual, até o infinito. Gostava de ir de quarto em quarto, como numa galeria de espelhos paralelos, até que Prudencio Aguilar lhe tocava o ombro. Então voltava de quarto em quarto, acordando para trás, percorrendo o caminho inverso, e encontrava Prudencio Aguilar no quarto da realidade. Uma noite, porém, duas semanas depois de o terem levado para cama, Prudencio Aguilar tocou-lhe o ombro num quarto intermediário, e ele ficou ali para sempre, pensando que era o quarto real. Na manhã seguinte, Úrsula lhe levava o café quando viu se aproximar um homem pelo corredor. Era pequeno e atarracado, com um terno de fazenda negra e um chapéu também negro, enorme, enterrado até os olhos taciturnos. "Meu Deus", pensou Úrsula. "Eu teria jurado que era Melquíades." Era Cataure, o irmão de Visitación, que havia abandonado a casa fugindo da peste da insônia, e de quem nunca se tornou a ter notícia. Visitación perguntou-lhe por que tinha voltado, e ele respondeu na sua língua solene:
- Vim ao funeral do rei"

3 comentários:

Mr. Guima disse...

rs...
engraçado ver vc e um monte de gente falando de escritores e tal e perceber que não consigo sentir vontade nenhuma de lê-los. hehehe

ms admiro que consegue.

Anônimo disse...

i think the archive you wirte is very good, but i think it will be better if you can say more..hehe,love your blog,,,

Anônimo disse...

q viagem
o bicho foi pra terra do nunca e nunca mais voltou
kkkkkkkkkkkkkkk