
Chihiro é uma típica garota dos nossos tempos: mimada, meio arrogante, fresca e quer que os outros façam o que ela quer. Ela está de mudança com os pais para uma nova cidade e está bastante chateada por ter que se afastar da antiga escola e dos amigos.
Na viagem para a nova casa, seus pais decidem pegar um atalho e é ai que as coisas começam a acontecer.
Eles tem que parar em frente a um antigo prédio e decidem entrar para explorar, mesmo com todos os protestos da garota e então encontram uma estranha cidade sem ninguém por perto e com muita comida fresca disponível.
Chihiro sai para explorar a cidade e então encontra o Mestre Haku, que alerta que ela e os pais devem sair da cidade antes do anoitecer. Ela corre de volta para os seus pais, porém, quando os encontra percebe que eles foram transformados em porcos...
A partir de então se inicia a luta de Chihiro para fazer com que seus pais voltem ao normal e que possam sair do mundo dos espirítos no qual se encontram.

Sem em nenhum momento soar clichê, excessivamente didático ou chato, A Viagem de Chihiro vai mostrando claramente o amadurecimento da garota como pessoa e, ao chegar no final do filme, ela realmente parece ter crescido como ser humano.
O filme tem alguns personagens interessantes (retirado da Wikipedia):
Haku: Garoto enigmático que protege e encoraja Chihiro. Haku também é o braço direito de Yubaba, para ser mais especifico, ele é aprendiz de feiticeiro.
Yubaba: Feiticeira que comanda a casa de banhos, apesar de no começo parecer má tem seu lado bom, pois trata com carinho seu bebê. Quando ela contrata uma pessoa, fica com seu nome e lhe dá um novo, podendo assim exercer eternamente controle sobre ela.
Zeniba: Assim como sua irmã Yubaba, Zeniba também é feiticeira e vive num pântano muito distante da casa de banhos de Yubaba. É ela que ajuda Chihiro quando Yubaba estava a sua procura.
"Sem Face": É um deus sem personalidade. Sua personalidade e o seu jeito de ser são como o das pessoas que lhe estão perto e como essas o tratam. Muitos o confundem pensando que ele tenha enganado Chihiro e que ele seja mal. Ele porem ajuda e é gentil com Chihiro pois ela assim foi com ele. Quando os funcionários da casa de banho foram gananciosos ele muda sua personalidade sendo como eles, gananciosos e arrogantes. Curioso é que ele adquire além da personalidade a voz e o corpo de quem ele devora, como o sapo e os dois funcionários (ganhando primeiro pernas de sapo e depois as pernas humanas). Quando Chihiro lhe dá o bolo de ervas que o deus rio lhe deu o Sem Face expulsa tudo aquilo que ele comeu e toda personalidade adquirida. Como ele acompanha Chihiro até a casa de Zeniba ele volta a ser dócil e gentil perto de Chihiro. Seu nome (Sem Face) e seu corpo (uma sombra) são analogias a sua personalidade.
Akio e Yuko: São os pais de Chihiro. Estavam de mudança até chegarem a uma construção japonesa que se mostra ser um bom lugar. Sem saber de nada, inocentemente comem a comida dos deuses e fantasmas que habitam por ali e viram porcos. Chihiro tem que fazer o máximo para trazer eles de volta ao estado normal e sair daquela cidade fantasmagórica.
Kamaji: É ele quem controla as caldeiras, para fornecer água fresca com variedades de sais para a casa de banhos de Yubaba. Também é ele quem ajuda Chihiro a arrumar um emprego na casa de banhos.
Lin: É uma das trabalhadoras e empregadas da casa de banhos de Yubaba. É ela que cuida de Chihiro e ensina a ela alguns truques deste novo mundo. Pode parecer um pouco geniosa, mas tem um coração bom.

Se eu tivesse um método de classificação aqui no blog, ele com certeza iria ganhar a qualificação máxima!
4 comentários:
ai, eu amo "A viagem de chihiro", é muito interesante, passa a ideia do filme de uma forma bem criativa! Não tem nada de clichê nele, justamente por ter esse lado criativo de abordar os temas. sou apaixonada, já ví umas 3 vezes =)
Eh muito lindo mesmo Raquel! Também achei ótima a forma como todas as questões são abordadas. Uma coisa que esqueci de falar é de como o desenho eh bonito, graficamente falando. :)
Ahhhhh eu adoro esse filme, é um dos que muito gostei de assistir e o Deus sem face...ele me dá medo..o.o
:**
Pô, no início ele me dava medo tb, hahahaha
Postar um comentário